quinta-feira, 11 de julho de 2013

CARTA DE DOM ODILO SOBRE A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo
São Paulo, 04 de julho de 2013
Prezados padres, voluntários e famílias hospedeiras

Dentro de poucos dias terá início a Semana Missionária, para a qual nos preparamos com dedicação e esperança! Ela antecede a Jornada Mundial da Juventude, que convoca a todos nós para a missão evangelizadora: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações!” (Mt 28,19).
Desde o primeiro momento em que a Semana Missionária foi proposta, vimos nossa Igreja animada e comprometida com a sua realização. Podemos dizer que ela já gerou muitos frutos de testemunho de fé, acolhida e fraternidade. Ela foi abraçada por bispos, padres, agentes de pastoral e inúmeras pessoas de nossas comunidades e contou também com o interesse e apoio dos órgãos públicos, através dos governantes do Município e do Estado.
 As respostas foram muitas para todas as propostas e necessidades: formação das equipes arquidiocesanas, regionais e paroquiais; oferta de hospedagem para os peregrinos de outros países; voluntariado para todos os serviços necessários; participação significativa na ação entre amigos para angariar recursos para sustentar as atividades da Semana e apoiar os jovens na participação na JMJ, entre outras.
A resposta foi à altura e do tamanho do coração desse povo acolhedor, preparando-nos para receber até 30.000 jovens peregrinos para a Semana Missionária; assim nos tinha sido sugerido e fizemos o que devíamos e podíamos fazer! Na realização dessa tarefa, podemos dizer também como São Paulo: “combati o bom combate!”
As Paróquias e as famílias que se prepararam para a acolhida dos peregrinos estão, naturalmente, aguardando sua chegada para o encontro tão desejado. Sabemos agora, com as informações que temos sobre as inscrições, que nem todos terão esta alegria realizada plenamente, visto que não haverá número suficiente de peregrinos para todas as famílias e paróquias. 
Não nos deixemos tomar por um sentimento de frustração; pelo contrário, alegremo-nos, pois fizemos o que estava ao nosso alcance e tivemos a alegria de constatar tanta generosidade e disponibilidade para acolher os hóspedes; é muito bom saber que ainda continuamos uma comunidade hospitaleira! Estejamos certos de que o Cristo peregrino não deixará de manifestar sua presença em nossa casa e em nosso coração, que se dispôs a acolhê-lo na pessoa do próximo, mesmo desconhecido!
Mas podemos usar nossa criatividade para outras formas de encontro com os peregrinos, cerca de 10.000, que virão de vários países para a nossa Arquidiocese, alguns inscritos para a Semana Missionária da Arquidiocese e, outros, para as atividades organizadas pelas Congregações Religiosas, Novas Comunidades ou Movimentos Eclesiais.
Organizemos visitas às famílias acolhedoras, ou às paróquias do setor, que não estão recebendo peregrinos de outros países, como parte das atividades missionárias.
Organizemos atividades e encontros celebrativos e festivos envolvendo as Paróquias dos Setores! E procuremos envolver especialmente os jovens de nossas comunidades e todo o povo na missão proposta; de fato, a Semana Missionária deve envolver em primeiro lugar os jovens de cada uma de nossas Comunidades, mesmo sem a presença de peregrinos estrangeiros.
E todos nos encontraremos nos momentos fortes de acolhida e de encontro previstos nas Vigílias que realizaremos nas Regiões Episcopais no dia 19 de julho, e na Missa de Envio, no dia 20 de julho, na Praça Heróis da FEB, que será o grande encontro Arquidiocesano.
Logo a seguir, participaremos da JMJ com o Papa Francisco, no Rio de Janeiro. Quem não for ao Rio, é convidado a continuar unido na oração que nos congrega a todos no abraço do Cristo Redentor.
Irmãos e irmãs, recebam o abraço reconhecido da Igreja de São Paulo, com minha saudação e bênção!

Cardeal Odilo P. Scherer
Arcebispo de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário