terça-feira, 16 de julho de 2013

2ª Carta Pastoral à Arquidiocese de São Paulo Ano da fé 2012-2013 - Parte IV

Estamos no Ano da Fé que está sendo contemplado com reflexão baseados em 12 textos da Bíblia os quais publicaremos durante as semanas seguintes, iniciando com um trecho da Carta de apresentação do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer.
Que possam desfrutar desses momentos para que permaneçam firmes da fé não importando por qual situação estejam passando e possamos juntos dizer:
Senhor aumentai a nossa Fé! 



"...O Ano da Fé é, pois, um “tempo favorável” para renovar o conhecimento e apreço pela fé que recebemos, e para a professarmos com firmeza e alegria. Desejo, com esta Carta Pastoral, oferecer a todos os filhos e filhas da amada Arquidiocese de São Paulo uma reflexão motivadora e, ao mesmo tempo, as necessárias orientações para a vivência do Ano da Fé em nossa Comunidade Eclesial Metropolitana, colocada sob o patrocínio do Apóstolo São Paulo, grande missionário, mestre e testemunha da fé!"

4. “Faze isso e viverás” (Lc 10,28)

A fé, quando é verdadeira e cultivada, envolve a pessoa inteira e muda a sua vida. O exemplo de Abraão, Moisés e dos profetas, de Maria, José, Paulo e de tantos personagens da Bíblia é bem eloqüente. 
O encontro com Deus leva logo a perguntar: Senhor, o que queres de mim? O que devo fazer? Como devo viver? A fé se traduz numa resposta vital a Deus.
Esta resposta se concretiza na adoração e no louvor a Deus, no reconhecimento da vontade de Deus e na obediência aos seus mandamentos; leva ainda a viver de forma digna de Deus, na retidão e honestidade, abandonando o pecado, os vícios e o que não fica bem para um filho de Deus; a fé nos aproxima de Deus e nos faz filhos e amigos de Deus; e nos leva a sermos colaboradores na obra de Deus.
A fé precisa ser traduzida numa vida de fé, para agradar a Deus e para obter a salvação. Sem a fé, ninguém é tornado justo diante de Deus, nem se pode conseguir a vida eterna sem perseverar na fé até o fim (cf Mt 10,22;24,13). Mediante a vida na fé, começamos a degustar, desde agora, a luz e a alegria da vida eterna, que é a meta de nossa caminhada terrena. A fé é o começo da vida eterna, quando veremos Deus “face a face” (cf 1Cor 13,12), tal como Ele é (cf 1Jo 3,2). Mas durante esta vida ainda estamos sujeitos ao mal; a fé pode passar por muitas provas e até por períodos de obscuridade.
E, então, é preciso perseverar, permanecendo firmes; Deus não nega sua ajuda a quem quer caminhar na fé.
A vida na fé faz aparecerem as boas obras, como frutos da fé. Obras da fé são a prática fiel da religião, a vida coerente com a dignidade e o respeito que Deus merece; o amor ao próximo, a prática das virtudes humanas e cristãs e a colaboração generosa para a edificação da convivência humana, conforme Deus. Obra da fé é também o empenho missionário no testemunho cristão, alegre e corajoso, perante o mundo, e na transmissão da fé aos irmãos. Quem descobre o valor da fé cristã, não a retém só para si, mas procura ajudar outros a também descobrirem esse tesouro. Obra grande da fé é ajudar outras pessoas a encontrarem Deus e a acolherem a luz da fé em suas vidas.

(continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário