domingo, 21 de outubro de 2012

A CRUZ DE CRISTO: DA MALDIÇÃO À REDENÇÃO - Parte II



(...CONTINUAÇÃO)


4. A CRUZ NO ENSINAMENTO DE JESUS

-“Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim” (Mt 10,38; 16,24; Mc 8,34).

-“Jesus disse a todos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e me siga.” (Lc 9,23; 14,27).

5. A CRUZ NA TEOLOGIA DE SÃO PAULO APÓSTOLO

-“Sabemos muito bem que o nosso homem velho foi crucificado com Cristo”. (Rm 6,6)

-“A fim de que não se torne inútil  a cruz de Cristo. Pois a linguagem da cruz é loucura para aqueles que se perdem. Mas para aqueles que se salvam, para nós, é poder de Deus”. (1Cor 1,17-18).

-“Os judeus pedem sinais e os gregos procuram a sabedoria; nós, porém, anunciamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos. Mas para aqueles que são chamados, tanto judeus como gregos, ele é o Messias, poder de Deus e sabedoria de Deus. A loucura de Deus é mais sábia de que a sabedoria dos homens”. (1Cor 1,23-25).

-“Entre vocês, eu não quis saber outra coisa a não ser Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado”. (2Cor 2,2).

-“Deus, a plenitude total, quis nele habitar, para, por meio dele, reconciliar consigo todas as coisas, tanto as terrestres como as celestes, estabelecendo a paz por seu sangue derramado na cruz.” (Gl 1,20);

-“Fui morto na cruz com Cristo. Eu vivo, nas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim. E esta vida que agora vivo, eu a vivo pela fé no Filho de Deus que me amou e se entregou por mim”. (Gl 2,19-20; 3,1; 5,11); -“Os que pertencem a Cristo crucificaram os instintos egoístas junto com suas paixões.” (Gl 5,24); -“Quanto a mim, que eu não me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio do qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo”.  (Gl 6,14).

-“Quis reconciliá-los com Deus num só corpo, por meio da cruz; foi nela que Cristo matou o ódio”. (Ef 2,16).

-“Ele perdoou todas as nossas faltas, anulou o título de dívida que havia entre nós, deixando de lado as exigências legais, fez o título desaparecer pregando-o na cruz”. (Cl 2,14).

-“Uma coisa eu já disse muitas vezes e agora repito com lágrimas: há muitos que são inimigos da cruz de Cristo. O fim deles é a perdição.” (Fl 3, 18-19).


           6. SÃO PEDRO ENSINA

 “Sobre o madeiro levou os nossos pecados em seu próprio corpo, a fim de que nós, mortos para nossos pecados, vivêssemos para a justiça. Através dos ferimentos dele é que vocês foram curados”. (1Pd 2,24).

Pe. Valdiran Santos
São Paulo, outubro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário