quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

QUARESMA - TEMPO DE CONVERSÃO




JEJUM, CAMINHO QUE CURA E LIBERTA

Nesta Quaresma queremos refletir sobre as três práticas quaresmais apontadas por Jesus como caminho penitencial (Mt 6,2-18): Caridade, Oração e Jejum.

A Bíblia apresenta várias formas de jejum:

*Gratidão, Jz 20,26; arrependimento, Jl 2,12-17; tristeza, IISm 1,12; intercessão, Nm 1,2-5; fortaleza espiritual, Mt 17,21; fortaleza pessoal, Est 4,15-16...

1.Benefícios Espirituais do Jejum
O Jejum é uma prática bíblica que teve uma importância muito grande na vida de Jesus. (Mt 4,2). O Jejum continua válido para os nossos dias e os grandes Santos da Igreja sempre usaram e usam dessa prática como meio eficaz de mortificação do corpo para fortalecer o espírito. Assim sendo, devemos  fazer um esforço no sentido de Jejuar sempre para frear os impulsos do corpo, para dar lugar à ação do Espírito Santo em nós. Antes de tomarmos qualquer decisão importante para a nossa vida, deveríamos Jejuar, mas o jejum só tem sentido se for acompanhado com a oração e a solidariedade (Mt 6,1-18). Quando a gente Jejua, a oração flui mais facilmente e nos ajuda a fazer uma experiência mais profunda de um encontro pessoal com o Deus vivo.
A solidariedade é o gesto concreto do nosso Jejum, ou seja, ao sentir fome, podemos imaginar o sofrimento dos nossos semelhantes que fazem um Jejum forçado todos os dias por falta de alimentação. O Jejum ajuda-nos a partilhar, ter um coração aberto e misericordioso igual ao coração de Cristo que se doou totalmente por amor (Jo 13,1). O Jejum também tem uma dimensão penitencial, nos faz mergulhar em nós mesmos em nossa miséria e nos desperta a consciência de frágeis pecadores que necessitamos da misericórdia e do perdão de Deus.

2.Os Benefícios Terapêuticos do Jejum - Como fazer Jejum? (Reis)
O jejum é uma espécie de tratamento extremamente útil e mesmo necessário para o nosso organismo. Isto já entendido há muito tempo por diferentes povos que fizeram do jejum um elemento fundamental para suas vidas. Em geral, essa motivação forte para o jejum foi transformada em dever religioso e assumida como alguma coisa pedida pelo próprio Deus e como uma das coisas que mais lhe agradam.
Jejum; Esta prática poderia ser chamada assim: Prevenção, cura e rejuvenescimento pela medicina natural. Jejum é parte essencial na medicina natural. Limpar o organismo com jejuns. O jejum causa o rejuvenescimento de todos os órgãos.
   
  Vamos mostrar agora algumas indicações práticas sobre o jejum:

1.Você pode jejuar simplesmente reduzindo ao máximo que você puder a quantidade de coisas que você come durante o dia. Por exemplo: se você come um pãozinho inteiro pela manhã, reduza-o para o meio, se você come bife no almoço, deixe de comé-lo em alguns dias ou, pelo menos, coma apenas uma pequena parte dele; não merende na parte da tarde ou tome apenas um suco; jante o menos possível; não coma nada entre uma refeição e outra.

2.Não tome café da manhã, ou quando muito uma pequena xícara de leite ou meio copo de suco; diminua seu almoço pela metade; tome apenas líquido na merenda; faça um jantar leve. Assim, com o jejum, todas as funções do corpo como: metabolismo, hormônios, nervos, circulação, homeostase, entre outras, se normalizam e naturalmente se fortalece o sistema de defesa imunológico. Por isso se curam todas as doenças e até tumores malignos desaparecem. 

3.O verdadeiro jejum para Deus
“O jejum que eu quero é este: acabar com as prisões injustas, desfazer as correntes do jugo; pôr em liberdade os oprimidos e despedaçar qualquer jugo; repartir a comida com os que passam  fome, hospedar em sua casa os pobres sem abrigo, vestir aquele que se encontra nu, e não se fechar à sua própria gente. Se você fizer isso, a sua luz brilhará como a aurora, suas feridas vão sarar rapidamente, a justiça que você pratica irá à sua frente e a glória de Javé virá acompanhando você.”(Is 58,6-8)                                                                                    
                                                                                                                              (Pe. Valdiran Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário