segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A CARIDADE, CAMINHO DE SALVAÇÃO

 

A caridade é um dos degraus mais importantes para a salvação. Ela é a conseqüência prática da fé em Deus e do amor a Deus e ao próximo. 
A caridade e as obras de misericórdia são os critérios que Jesus apresenta para a salvação eterna.
Mt 25,31-46- O juízo final                       
Lc 10,25 -37- Amor concreto
Lc 16,19-31- O rico e o pobre
Lc 18,15-30- Reino e  partilha
Tg 2, 14-26- A fé e as obras
Ap 14, 12-13- Obras são vida.

Esses textos bíblicos são suficientes para entendermos esse valor cristão. Porém, há muitas outras passagens na Bíblia que exaltam a caridade como uma grande virtude cristã, deixada para nós pelo Senhor Jesus e por seus Apóstolos; como por exemplo, 1Cor 13.
Amor e caridade são sinônimos, são à base do cristianismo e o ponto fundamental da nossa fé em Jesus ressuscitado.

1. A radicalidade do amor cristão:  “Eu digo a vocês que me escutam: amem os seus inimigos e façam o bem aos que odeiam vocês. desejem o bem aos que os amaldiçoam e rezem por aqueles que caluniam vocês. Se alguém lhe dá um tapa numa face, ofereça também a outra; se alguém lhe toma o manto, deixe que leve também a túnica”. (Lc 6, 27-29);

2. Participar de uma religião sem respeitar as pessoas é perda de tempo: “Se alguém pensa que é religioso e não sabe controlar a língua, está enganando a si  mesmo, e sua religião não vale nada. Religião pura e sem mancha diante de Deus, nosso Pai, é esta: socorrer os órfãos e as viúvas em aflição, e manter-se livre da corrupção do mundo”. (Tg 1, 26-27)


Pe. Valdiran Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário