quarta-feira, 9 de abril de 2014

UMA MULHER ASSASSINADA E ARRASTADA


 

(Por Pe. Valdiran Santos, em 22 de março de 2014)

Mais uma tragédia, mais comoção nacional, em breve tudo cai no esquecimento enquanto não aparecer nova vítima.

O que leva homens fardados, pagos com nossos impostos, para nos garantir segurança, tirarem a vida de pessoas inocentes com tanta covardia e crueldade?

Certamente é o preconceito histórico no Brasil,  contra os pobres, vistos como descartáveis, massa sobrante, problema para o capitalismo selvagem, que produz “ricos cada vez mais ricos, ás custas de pobres cada vez mais pobres.”

A sociedade produz os miseráveis e apresenta como solução o extermínio de milhões de seres humanos. Para os que comandam, há gente demais no planeta, é preciso reduzir o número de habitantes que não interessa á globalização da economia, daí a saída é eliminar os pobres de diversas formas.



Percebe-se que o que aconteceu com a Doméstica e auxiliar de serviços-gerais Cláudia da Silva Ferreira, morta após ser baleada e arrastada por 350 metros em viatura da PM no Rio de Janeiro, é um caso típico de preconceito, machismo e racismo exacerbados; basta constatar que se trata de: mulher, negra, favelada, pobre e faxineira. Portanto, vítima de preconceito por sua cor, condição social e gênero.

Ao fazer uma análise do fato, chega-se á conclusão que se trata de um ato covarde e cruel contra um ser humano vulnerável, banalização da vida e abuso de poder.

Politicamente é a irresponsabilidade do Estado, a falência das instituições, abuso de poder, hipocrisia e inércia das autoridades.

Judicialmente; um “Sinédrio” inerte; fomenta a impunidade, legitima a criminalidade, estimula a violência com leis ultrapassadas e injustas.

Fazendo uma leitura teológica; é a antecipação da Sexta-Feira Santa: Jesus é condenado, cruelmente açoitado, despojado de suas vestes, sua dignidade, julgado e condenado injustamente; é arrastado impiedosamente pelas ruas da cidade. Foi condenado inocentemente á Morte! Corpo trucidado, sangue derramado.

Jesus continua morrendo a cada dia em nossa sociedade. Nas vítimas da violência; nas mulheres assassinadas; nos jovens exterminados, nas crianças violentadas; nos idosos massacrados; na cegueira das autoridades. Paixão e Morte de Cristo que se perpetua na Paixão e na Morte do Povo!

E os Fariseus? Continuam a encarar a realidade sarcasticamente! O que importa é acumular, consumir; ter fama, lucro, dinheiro e poder, pois o deus mercado é insaciável!

O ser humano só vale alguma coisa na medida em que consome. O individualismo, o egoísmo, e a ganância são os “valores” impostos pela globalização, como a salvação da humanidade.

O sofrimento dos pobres não existe, aliás, os pobres devem ser eliminados, eles não servem para o sistema! A vida humana não conta, a dor dos outros não significa nada. Nessa aldeia global, a única coisa que tem valor é o lucro.

Caminhamos todos e todas para o abismo. Mas ainda é tempo de reverter á situação caótica em que vivemos. O Evangelho nos dá a dica: “O tempo se cumpriu, e o Reino de Deus está perto. Arrependam-se e acreditem no Evangelho.” (Mc 1,15).

Somente uma verdadeira conversão de mentalidade e de vida, evitará que outras “Claudias” continuem perdendo a vida cruelmente. Sabemos que “Entre a vida e a morte, a vida é mais forte”, e é por isso, que, jamais nos cansaremos de defender a vida, de lutar pela dignidade da vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário