terça-feira, 15 de abril de 2014

PÁSCOA DO SENHOR


                          
 
 

O que é o Tríduo Pascal ?

 

É o centro e o cume do Ano Litúrgico. Começa com a Missa da Ceia do Senhor, na noite da Quinta-feira Santa, tem seu ponto alto na Vigília Pascal e termina no entardecer do Domingo da Ressurreição. Grosso modo, é a celebração daquilo que Jesus disse em seus anúncios da Paixão. Por exemplo: “ Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos chefes dos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. Vão caçoar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará ( Mc 10,33-34).

 

O que celebramos na Quinta-feira Santa e qual é a cor litúrgica ?

 

A cor litúrgica da Quinta-feira é branco. Pela manhã, nas catedrais, o Bispo com os Sacerdotes preside a Missa do Crisma. Há duas coisas importantes a serem recordadas.
1 – Esse dia é conhecido como o da instituição do Sacerdócio e da Eucaristia. O Bispo preside a Eucaristia com seus Sacerdotes concelebrantes, manifestando a unidade do seu sacerdócio com o único Sacerdócio de Cristo.
2 – Essa missa é chamada de Missa do Crisma, porque nela são abençoados o óleo dos Catecúmenos e o óleo da Unção dos Enfermos, e o Bispo consagra o óleo do Crisma. Esses óleos são levados para as paróquias e usados na administração dos sacramentos.

 

Ao entardecer, começa o Tríduo Pascal, com a Missa Vespertina da Ceia do Senhor. Nela há o rito do Lava-pés. Em lugar dos Ritos Finais, se faz a Transladação do Santíssimo Sacramento e a adoração. Tiram-se as toalhas do altar.

 

As leituras são sempre as mesmas. Na primeira ( Êxodo, 12,1-8.11-14) recorda-se a Páscoa judaica. A segunda ( 1 Coríntios 11,23-26)  mostra a mais antiga narrativa da instituição da Eucaristia. O Evangelho  ( João 13,1-15) fala do lava-pés, expressão de serviço de Jesus, que se consuma na cruz.

 

O evangelho do lava-pés fala da Eucaristia ?
 

Não. O episódio do Lava-pés só se encontra em João, e é proclamado na Missa Vespertina da Ceia do Senhor, na qual recordamos a instituição do Sacerdócio e da Eucaristia, bem como o mandamento do amor. O evangelho de João não narra a instituição da Eucaristia, como fazem os outros evangelistas. Para esse evangelista, Jesus não celebrou a Páscoa dos judeus. O episódio do Lava-pés acontece dentro de uma ceia de despedida.
Se quisermos, podemos estabelecer a seguinte relação: as três leituras desse dia mostram uma progressão e se completam. Partimos com a Páscoa judaica ( 1ª. Leitura), chegamos à Páscoa de Jesus – a Eucaristia ( 2ª. Leitura ) – e entendemos que a Eucaristia/Páscoa de Jesus é serviço de quem ama até as últimas conseqüências do amor – dar a vida. De fato, o Lava-pés ( evangelho) é apenas o começo do amor que dá a vida. O Lava-pés-serviço termina na cruz ( Sexta- feria Santa ), quando Jesus diz: “ Tudo está consumado”, e entrega o espírito.

 

Por que se desnuda o Altar ?

 

Contemplando o Altar desnudo  ( sem toalhas ), vem à mente uma série de coisas: a partir desse momento até a Vigília Pascal , não haverá missa. A “grande missa” acontece agora no concreto da vida do Cordeiro que vai ser imolado. O Altar sem toalhas recorda Jesus que se despoja ( Filipenses 2,6ss ) e é despojado de suas vestes na cruz. O Altar – mesa da Eucaristia – só será revestido de toalhas para a nova Ceia do Ressuscitado ... Você mesmo(a) poderá descobrir outros motivos pelos quais se desnuda o Altar.

 

O que celebramos na Sexta-feira Santa  e qual é a cor litúrgica ?

 

Na Sexta-feira Santa não há Eucaristia ( missa ). A cor litúrgica é o vermelho, que lembra a Paixão do Senhor e seu sangue derramado. Normalmente às 15 horas, nas igrejas celebra-se a Paixão do Senhor, com as seguintes partes: Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz, Comunhão. Tudo começa com o silêncio ( não há canto de entrada ) e a prostração de quem preside. A Liturgia da Palavra é sempre a mesma: Isaías 52,13-53,12; Hebreus 4,14-16; 5,7-9; João 18,1-19,42. Terminada a Leitura da Paixão, vem a Prece Universal e a Adoração da Cruz. A palavra “ adoração” é um tanto imprópria, pois a adoração é dirigida a Jesus. Honramos sua cruz, pois nela que ele nos salvou. A última parte é Comunhão. Há pessoas que preferem não comungar nesse dias. A assembléia se retira em silêncio após ter sido invocada sobre ela a bênção de Deus. Muitas comunidades celebram à noitinha a Via-sacra.

 

 

Um ósculo Santo.

 

Do Diácono Manoel

Para os Ministros da Palavra e da Eucaristia.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário