segunda-feira, 16 de setembro de 2013

2ª Carta Pastoral à Arquidiocese de São Paulo Ano da fé 2012-2013 - FINAL


Estamos no Ano da Fé que está sendo contemplado com reflexão baseados em 12 textos da Bíblia os quais publicaremos durante as semanas seguintes, iniciando com um trecho da Carta de apresentação do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer.
Que possam desfrutar desses momentos para que permaneçam firmes da fé não importando por qual situação estejam passando e possamos juntos dizer:
Senhor aumentai a nossa Fé! 






"...O Ano da Fé é, pois, um “tempo favorável” para renovar o conhecimento e apreço pela fé que recebemos, e para a professarmos com firmeza e alegria. Desejo, com esta Carta Pastoral, oferecer a todos os filhos e filhas da amada Arquidiocese de São Paulo uma reflexão motivadora e, ao mesmo tempo, as necessárias orientações para a vivência do Ano da Fé em nossa Comunidade Eclesial Metropolitana, colocada sob o patrocínio do Apóstolo São Paulo, grande missionário, mestre e testemunha da fé!"


Conclusão: “Feliz, aquela que acreditou!” (Lc 1,45)


Entregando esta Carta Pastoral a todos os queridos filhos e filhas da
Igreja, que está em São Paulo, recomendo especialmente aos sacerdotes e diáconos, aos religiosos, religiosas e demais pessoas consagradas, assim como às lideranças da Pastoral, que ajudem os demais irmãos e irmãs a terem o melhor proveito do Ano da Fé, pondo em prática as orientações desta Carta.
Como conclusão, faço um convite muito especial para que todos vivam este Ano da Fé como um “ano da graça de Deus” para suas vidas. Pelo dom da fé, temos acesso ao mais importante em nossas vidas: a comunhão e a familiaridade com Deus, que preenche de sentido a vida!
Quem não tem fé, peça-a com confiança na oração; busque-a com profundo interesse e abertura de coração e Deus não vai deixar de responder à sua busca. Quem tem pouca fé, procure crescer na fé mediante a prática assídua da oração, da caridade, da acolhida da Palavra de Deus, da participação na Missa dominical e nos demais Sacramentos, especialmente a Confissão.
Quem tem fé robusta, agradeça a Deus cada dia e seja humilde! Peça a graça da perseverança na fé até o fim da vida. E partilhe esse dom precioso com seus familiares e amigos e com quem vive sem fé; a fé autêntica contagia e incendeia... São Paulo, Patrono de nossa Arquidiocese, foi contagiante no seu amor a Cristo e no seu ardor apostólico, conquistando muitos irmãos para Cristo! 
Ninguém retenha só para si a alegria e o consolo da fé.
Quero, pois, fazer um apelo, que pode soar como um desafio: cada católico praticante, durante o ano, traga para a prática da fé mais um irmão católico não praticante. Com todo o respeito pela liberdade de consciência do próximo, mas também com todo o zelo de quem quer lhe fazer um imenso bem, fale de sua fé, de nossa fé, das coisas bonitas da fé da Igreja... Talvez, ninguém lhe tenha falado ainda! Sobretudo, procure dar-lhe o testemunho de uma vida correta e feliz. Quem conseguir ajudar um irmão a se aproximar mais da fé e da prática da religião, pode estar certo de uma bendita recompensa de Deus!
Os Bem Aventurados Pe. Anchieta e Pe. Mariano, com os santos Frei Galvão e Madre Paulina, que viveram em nossa cidade e a edificaram com o testemunho de sua fé, intercedam por nós!
Maria, Mãe de Jesus Cristo, pôs toda a sua fé em Deus e se colocou inteiramente à disposição da obra de Deus. Sua prima Isabel a proclamou “feliz”, porque acreditou nas palavras que lhe foram ditas da parte de Deus! (cf. Lc 1,45). 
E até hoje nós agradecemos a Maria, porque ela acreditou, e a proclamamos “bendita entre todas as mulheres”! Que Nossa Senhora da Assunção nos ensine a crer com fé forte e perseverante, para sermos felizes também nós.

São Paulo, na memória litúrgica de Santa Teresinha do Menino Jesus,Doutora da Igreja, 01 de outubro de 2012
Card. Dom Odilo P. Scherer

Arcebispo Metropolitano de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário