segunda-feira, 24 de junho de 2013

2ª CARTA PASTORAL À ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO 2012-2013


Estamos no Ano da Fé que está sendo contemplado com reflexão baseados em 12 textos da Bíblia os quais publicaremos durante as semanas seguintes, iniciando com um trecho da Carta de apresentação do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer.
Que possam desfrutar desses momentos para que permaneçam firmes da fé não importando por qual situação estejam passando e possamos juntos dizer:
Senhor aumentai a nossa Fé! 

"...Para ajudar-nos a viver o Ano da Fé, a Providência de Deus oferece vários estímulos importantes, como a Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a “nova evangelização, para a transmissão da fé cristã”, a comemoração dos 20 anos do Catecismo da Igreja Católica e a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, com a presença do Papa Bento XVI no Brasil; aqui em São Paulo, o Ano da Fé coincide com a entrada em vigor do 11º Plano de Pastoral da Arquidiocese, que nos encoraja a sermos “testemunhas de Jesus Cristo na cidade de São Paulo”.
O Ano da Fé é, pois, um “tempo favorável” para renovar o conhecimento e apreço pela fé que recebemos, e para a professarmos com firmeza e alegria. Desejo, com esta Carta Pastoral, oferecer a todos os filhos e filhas da amada Arquidiocese de São Paulo uma reflexão motivadora e, ao mesmo tempo, as necessárias orientações para a vivência do Ano da Fé em nossa Comunidade Eclesial Metropolitana, colocada sob o patrocínio do Apóstolo São Paulo, grande missionário, mestre e testemunha da fé!"

1. Olhos fixos em Jesus, autor e consumador da nossa fé! (cf Hb 12,2)

Agradeço e louvo a Deus por todos aqueles que já nos precederam no caminho da fé em São Paulo; depois dos primeiros missionários Jesuítas, entre os quais o Pe. Manoel da Nóbrega e o Beato José de Anchieta, foram tantas as gerações de missionários, sacerdotes, pessoas consagradas, pais e mães de família, pessoas ilustres ou desconhecidas, que nos deixaram a herança da fé em São Paulo. Bispos, Pastores zelosos, nutriram a fé do rebanho do Senhor com sua palavra e o testemunho de suas vidas.

Para nossa alegria e estímulo, a Igreja de São Paulo também foi edificada pelo testemunho de fé de Santa Paulina e Santo Antônio de Santana Galvão, dos Beatos José de Anchieta e Mariano de la Mata. Ao longo de quase 5 séculos, as sementes da fé, aqui lançadas e cultivadas, já produziram frutos abundantes e continuam a florescer nesta Metrópole!

Dou graças a Deus e manifesto minha admiração e sincero apreço por todos aqueles que hoje estão empenhados em viver, testemunhar e transmitir a fé católica, mesmo em meio a tantas dificuldades! Louvado seja Deus pelos que anunciam Sua Palavra, pelos que se dedicam à catequese, conduzindo irmãos a Cristo e alimentando sua fé! Também hoje, muitas mães e pais continuam a pedir o Batismo para os filhos, introduzindo-os na vida da fé e na comunidade cristã; são multidões de catequistas e pregadores
leigos, que partilham com os outros o patrimônio precioso de sua fé e da vida eclesial. Graças a Deus!

A fé continua a ser testemunhada, nutrida e transmitida em nossa Cidade por milhares de pessoas consagradas a Deus e ao seu Reino, nos diversos carismas da Vida Consagrada Religiosa e das outras formas de consagração a Deus e à Igreja; elas rezam, doam sua vida e ajudam o próximo em nome de Deus. 
A fé é alimentada e confirmada pelos sacerdotes, que celebram a Liturgia, anunciam a Palavra de Deus e entregam a vida inteira no pastoreio do Povo do Senhor, para que Cristo seja conhecido e amado, e para que os irmãos caminhem seguros na fé! Deus seja louvado por tudo isso!

A Carta aos Hebreus foi dirigida a uma comunidade que passava por dificuldades grandes e por crises de fé, tentada de pessimismo, desânimo e abandono da fé em Cristo. O autor conforta os fiéis e os convida a recordar o passado, para se darem conta de quantos já passaram por isso! Tantos enfrentaram crises e provas maiores, e ficaram firmes na fé, pois sabiam que Deus é fiel e sua Palavra não engana. E convida a prosseguir firmes na fé, sem desanimar, com o olhar fixo em Jesus Cristo, que está na origem de nossa fé cristã e é capaz de a sustentar e levar até à perfeição (cf Hb 10, 32-12,13).

O Ano da Fé é uma ocasião preciosa para que também nós olhemos para aqueles que já nos precederam na fé, atravessaram tantas dificuldades e crises, e continuaram firmes e perseverantes na fé, “com os olhos fixos em Cristo Jesus”. A Ele também nós voltamos nosso olhar, junto com tantas testemunhas da vida cristã, que nos precederam na fé, e com os irmãos que conosco ainda são peregrinos na fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário