segunda-feira, 17 de junho de 2013

CARTA DE DOM MILTON

Meus prezados irmãos e irmãs,
            Envolvidos por tantos acontecimentos, nestes últimos meses, corremos o risco de perder de vista a importância do tempo que estamos vivendo, refiro-me ao ANO DA FÉ convocado pelo então Papa Bento XVI, cujo início ocorreu no dia 11 de outubro de 2012, na celebração dos 50 anos de abertura do Concílio Vaticano II e, a conclusão está prevista para o dia 24 de novembro próximo, com o Papa Francisco, na Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo.
            São muitas as iniciativas que ilustram a importância que esta celebração tem alcançado na vida da Igreja no mundo inteiro e, particularmente, na Arquidiocese de São Paulo.
            No contexto deste Ano, acompanhamos a renúncia do Papa Bento XVI (11-02-2013) e a eleição do Papa Francisco (13-03-2013).
            Em nível arquidiocesano, na Festa de São Paulo Apóstolo, Patrono da Arquidiocese de São Paulo, acolhemos o 11º Plano de Pastoral da Arquidiocese, cujo título é “Arquidiocese de São Paulo, testemunha de Jesus Cristo na cidade”; como também a Carta Pastoral de nosso Arcebispo: “Senhor, aumentai a nossa fé!”.
            Acompanhando o trabalho do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, pude com a ajuda dos irmãos Bispos Auxiliares da Arquidiocese, encontrar-me com as diversas Coordenações Pastorais da Arquidiocese, para despertar nelas e auxiliá-las na elaboração dos programas pastorais que deverão levar a cumprimento as indicações pastorais do Plano de Pastoral, na realidade de cada organismo eclesial.
            Em nossa Região Episcopal, tive também a graça de encontrar-me em cada Setor Pastoral com grupos de fiéis, para refletir sobre a Carta Pastoral “Senhor, aumentai a nossa fé”, procurando descobrir na mensagem que ela traz, as pistas para um novo encontro com Jesus Cristo, capaz de suscitar e sustentar a nossa fé.
            Quero agradecer aqui aos Padres Coordenadores dos Setores Pastorais que organizaram os encontros e, além deles quero agradecer aos padres, diáconos, leigos e leigas que compareceram nos encontros, como às comunidades que cederam o espaço e ofereceram aos participantes um gostoso lanche, concluindo a noite de reflexão.
            Estamos já às portas da Semana Missionária e da Jornada Mundial da Juventude. Agora o momento é o de fazer os últimos preparativos para acolher os peregrinos e envolver o maior número de jovens em cada comunidade, para a celebração da Semana Missionária. Creio que, cada Setor Pastoral e cada paróquia já tenha elaborado o programa da Semana Missionária prevendo as visitas missionárias, as celebrações litúrgicas, momentos de oração e espiritualidade, e atividades solidárias.
            Às famílias que abriram suas portas e corações para acolher os jovens peregrinos, desde já o meu muito obrigado! Que Deus recompense a generosidade destas famílias com abundantes graças divinas!
            Já está disponibilizado para estas famílias, um manual de instruções, a fim de facilitar o contato com os jovens peregrinos e informações importantes para encaminhar situações que exijam encaminhamentos rápidos e práticos. Os padres e as comissões paroquiais da Semana Missionária poderão informar-se na Cúria Regional ou com os membros da Comissão Regional da Semana Missionária onde encontrar este material.
            Nestes dias será importante também que cada paróquia faça o cadastramento dos voluntários e voluntárias que irão atuar na Semana Missionária facilitando o acolhimento, ajudando na locomoção e alimentação dos jovens peregrinos e outros jovens que estarão participando da Semana Missionária. A eles também quero desde já deixar o meu agradecimento cordial.
            Lembro que a Semana Missionária deverá ocorrer na semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude, ou seja, nos dias 16 a 20 de julho próximo, em todas as paróquias da Arquidiocese de São Paulo. Nesta semana será divulgada uma primeira relação de peregrinos distribuídos por todas as paróquias da nossa Região. Digo primeira, porque poderão ainda ser acrescidos outros peregrinos, cujas inscrições ainda não chegaram até nós.
            Reforço o convite para a Vigília da Semana Missionária, a realizar-se em cada Região Episcopal da nossa Arquidiocese de São Paulo. Em nossa Região, a Vigília ocorrerá no dia 19 de julho, no Santuário da Mãe Rainha de Schoenstatt, prevista uma caminhada para o Pico do Jaraguá. Nesta semana a Comissão Regional deverá comunicar também o programa da Vigília e as providências a serem tomadas.
            O Encerramento da Semana Missionária dar-se-á com a Celebração Eucarística na Praça Heróis da FEB (Santana), no sábado, dia 20 de julho, no período da tarde. Também neste momento a presença dos jovens peregrinos, com os jovens de nossas comunidades, famílias acolhedoras, padres, religiosos e religiosas, diáconos, fiéis de nossas comunidades será muito significativa, uma demonstração de nosso compromisso com a nossa Arquidiocese na acolhida dos jovens.
            Há poucos dias enviei a todas as paróquias algumas orientações a respeito do credenciamento dos ônibus para a entrada no Rio de Janeiro. Peço aos padres que informem os membros das Comissões Paroquiais a respeito das medidas a serem tomadas. Vou disponibilizar o texto desta carta no site da Região Episcopal para que todos tomem conhecimento das informações ali contidas e tomem as providências necessárias.
            Quero lembrar-lhes ainda da reunião prevista para o próximo domingo, dia 23 de junho, na sede da Comunidade Missão Mensagem de Paz, com dois representantes de cada comissão paroquial da Semana Missionária e, um representante dos voluntários de cada paróquia. A presença deles será muito importante!
            Aproveito esta oportunidade para pedir a todos que nas suas orações rezem de maneira particular pelo êxito da Semana Missionária em nossa Arquidiocese de São Paulo. Que muitos jovens se despertem para a uma fé mais comprometida e engajada, e muitas famílias sintam-se fortemente tocadas pela presença de jovens peregrinos de todo mundo, despertando assim para a sua vocação e missão no mundo de hoje, de serem construtoras da civilização do amor.
            Rezemos também pela Paróquia São Luís Maria G. de Montfort que ainda chora a morte repentina do Pe. Neno e, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo que acompanha com apreensão a recuperação do Pe. Vladimir.
            No que diz respeito ao Pe. Vladimir, ele está internado na Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima, na Av. Jornalista Paulo Zingg, 1078 (Jd. Jaraguá) para recuperar-se da forte depressão que o abateu nestes últimos meses. As visitas, no momento, estão limitadas aos padres e familiares. Os horários de visitas são: de 2ª a 6ª, das 11h30 às 13h; aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 11h e das 14h às 17h. Peçamos a Deus, em nossas orações, que ele possa recuperar-se no mais breve tempo possível para poder retornar às suas atividades.
            Despeço-me confiando-nos todos à proteção da Maria Santíssima, Mãe de Cristo e nossa Mãe, que Ela ampare-nos e nos ajude a manter sempre viva a nossa fé, para podermos receber um dia a coroa de glória reservada aos que são fiéis no amor a Deus e aos irmãos.
            A todos minha bênção,


Dom Milton Kenan Júnior
Bispo Auxiliar de São Paulo
Vigário Episcopal da Região Brasilândia


Nenhum comentário:

Postar um comentário