terça-feira, 23 de abril de 2013

FORMAÇÃO



A DIFÍCIL CAMINHADA PARA EMAÚS - Lc 24:13–35 - Pr. Leonardo Nascimento


INTRODUÇÃO
Dois discípulos estavam indo de Jerusalém para uma aldeia chamada Emaús. Esta caminhada não estava sendo fácil porque Jesus havia morrido e, sem saber da ressurreição do Mestre, estavam tomados de tristeza e angústia, fato que estava tornando os onze quilômetros que separavam Jerusalém de Emaús uma caminhada extremamente difícil.

SOLIDÃO NÃO É A SOLUÇÃO
Neste texto bíblico aprendemos uma verdade importante: esses discípulos estavam tristes e angustiados, mas estavam juntos.
Muitas vezes, quando alguém está triste, prefere ficar sozinho. Contudo, a solidão não é a solução. Ter alguém em que se possa confiar é uma grande benção de Deus; Ele mesmo ordenou: “Levai as cargas uns dos outros”. (Gl 6:2).
O versículo quinze do texto nos informa que, enquanto conversavam, Jesus se aproximou deles. A presença de Jesus em nossas vidas é real e ela se dá em todos os momentos, sejam eles bons ou ruins.

A PRESENÇA DE JESUS
Apesar de não reconheceram Jesus, Ele estava com eles. Esta é uma lição importante: Deus está conosco, independente da nossa percepção ou de nossos sentimentos. (V. 16).

JESUS SE IMPORTA
Jesus pergunta e insiste em saber qual o motivo da tristeza dos discípulos. É evidente que Jesus sabia, exatamente, porque estavam tristes, mas queria ouvir deles. Deus sabe de tudo o que nos cerca, de tudo o que necessitamos, mas Ele quer ouvir de nós. Esteja bem ou mal nunca deixe de falar com Deus, Ele se importa com você. (V. 17 a 19).

A ESPERANÇA DESFEITA
Ao responder a pergunta de Jesus, os discípulos disseram:  “nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel ”. (V. 21).
Logo depois de dizerem que Jesus era um profeta poderoso em obras e em palavras, os discípulos revelam que a esperança deles havia se desfeito. Não tinham mais esperança porque não compreendiam quem era Jesus. Jesus é o unigênito Filho de Deus, muito mais do que um profeta poderoso em obras ou em palavras.
Os discípulos estavam procurando algo que ainda lhes desse esperança, pois relataram o discurso das mulheres que tinham ido ao túmulo e disseram que Jesus havia ressuscitado, mas olhando para Jesus, afirmavam: “ninguém o viu”. (V. 24).
Que esteja gravado sempre em nossos corações quem é Jesus e que possamos firmar nosso olhar nele, sabendo enxergá–lo, sempre, em nossas vidas.

O CONVITE A CRER
Nos versículos vinte e cinco a vinte e sete, Jesus convida os discípulos a crerem, mas a crerem no que os profetas disseram, ou seja, na Palavra.
Para que nossa esperança não seja desfeita, para que nossa caminhada, mesmo que difícil, seja vitoriosa, precisamos aceitar esse convite, precisamos crer na Palavra de Deus.
Depois de receberem o convite para crer nas Escrituras Sagradas, os discípulos se aproximaram de Emaús. A difícil caminhada, felizmente, chegava ao fim e toda a tristeza e angústia seriam transformadas em grande alegria.

A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DE JESUS
Continuando a história da difícil caminhada desses dois discípulos, aprendemos que a presença de Jesus em nossas vidas é fundamental. Quando eles perceberam que Jesus continuaria sua caminhada, eles insistiram com Jesus para que permanecessem juntos.
As palavras e a presença de Jesus fizeram com que os discípulos desejassem mais. Aprendemos ainda que com Deus a caminhada nunca é interminável. Jesus é indispensável em nossas vidas e precisamos desejar sempre mais Dele.

A OBRA COMPLETA
Quando chegaram à aldeia, no momento do partir do pão, os discípulos reconheceram Jesus e, então, Ele desapareceu da frente deles, não com a ideia de abandoná–los, mas mostrando que a obra estava completa. O motivo da tristeza daqueles homens não existia mais: Jesus estava vivo.
Deus tem poder para mudar toda e qualquer situação e a obra que Ele realiza sempre é perfeita.

A ABRAGÊNCIA DA PALAVRA DE JESUS
Depois que Jesus desapareceu da frente deles, os discípulos reconheceram que o coração deles ardia enquanto Jesus falava. As palavras de Jesus atingem o mais íntimo do ser humano. O que nenhuma ciência humana é capaz de fazer, Deus faz.

A EXPERIÊNCIA PESSOAL
O texto encerra informando que os discípulos voltaram para Jerusalém, imediatamente.
Já era tarde, mas eles tiveram uma experiência pessoal tão intensa que seria impossível dormir. Quando chegaram a Jerusalém, Jesus já havia aparecido a Pedro e a ressurreição não era novidade para os apóstolos; mas estes discípulos tinham a sua própria história.
Ouvir testemunhos do que Deus faz na vida de nossos irmãos é maravilhoso, mas experimentar Deus fazendo em nossas vidas é incomparavelmente melhor.
Ouvir as experiências dos outros nos fortalece; viver nossas próprias experiências nos faz crescer.
Oremos para que Deus nos proporcione cada vez mais experiências com Ele.


Pe. Valdiran dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário