segunda-feira, 15 de abril de 2013

FORMAÇÃO CATEQUÉTICA


"MISSÃO JOVEM" - por Maria Soave

É sempre difícil para mim dar dicas ou “receitas”, ainda mais quando se trata de fé e de Bíblia. Acho que receitas servem para possuir alguns instrumentos, depois, o que é mais importante é que cada pessoa, cada comunidade “invente” seus próprios pratos com a fantasia e a poesia que vem da Vida e da alegria de viver. Então, irei partilhar com você, catequista, algumas reflexões, algumas simples dicas, para a leitura popular da Bíblia.
Escolhi um “número imperfeito” de sugestões; seis pequenas reflexões para que cada catequista se sinta animado(a) nesta caminhada de construção do Reino de Deus. Tome o evangelho de Lc 24,13-35 e mergulhemos juntos neste texto para perceber os seis passos que podem iluminar a nossa leitura bíblica.

1 - A PRIMEIRA PALAVRA DE DEUS: A VIDA
Os discípulos de Emaús, provavelmente um casal, Cleófas e Maria, estavam indo embora de Jerusalém entristecidos, depois da morte de Jesus. No caminho para Emaús, Jesus (que eles pensam ser um forasteiro) se aproxima dos dois, começa a caminhar junto, pergunta sobre a vida deles, sobre o porquê da tristeza... (Lc 24,13-17).
Acho que o primeiro passo que cada catequista é chamado(a) a fazer é estar no seguimento e na imitação de Cristo. A primeira coisa que Jesus fez com Maria e Cleófas foi caminhar com eles, ouvir a vida, partilhar angústias... caminhar juntos na partilha da Vida. Quem quer ler a Bíblia, para ouvir a Palavra de Deus, deve saber que a primeira e mais importante Palavra de Deus é a Vida das pessoas, sobretudo a vida mais empobrecida, excluída e marginalizada.
Vamos nos perguntar: temos tido paciência de caminhar juntos com os catequizandos(as)?

2 - INSISTIR NA ESCUTA DA VIDA
Maria e Cleófas não responderam logo às perguntas do “estrangeiro”. Eles estão machucados, apavorados, desanimados. Jesus insiste, com a pergunta sobre a Vida dos dois. Jesus insiste, palavra que vem do latim e significa “viver dentro”. Jesus vive a fé e a espiritualidade, por isso tem coragem para ouvir a vida sofrida do povo. Podemos abrir a Bíblia quando a nossa Vida conhece e ama a Vida das crianças e adolescentes na Catequese, das famílias, da vizinhança, da comunidade. Catequista, nenhum tempo é perdido se é para ouvir, partilhar, animar a Vida das nossas comunidades!
Vamos nos perguntar: quanto tempo colocamos a disposição para ouvir e partilhar a vida com os catequizandos?

3 - A PALAVRA DE DEUS NA BÍBLIA
Para reanimar (voltar a dar alma, sonho, ânimo e esperança) os dois discípulos a caminho de Emaús, Jesus conta textos da Bíblia, desde Moisés até os profetas (Lc 24,25-24).
Será que Jesus contou todos os textos escritos na Bíblia daquele tempo? Será que abriu a Bíblia ao acaso e contou qualquer texto? É claro que não! Jesus, ouvindo a vida dos dois, partilhando das dúvidas e angústias, foi escolhendo textos que pudessem reanimar. Catequista, o objetivo da leitura e da interpretação da Bíblia não é o sentido-em-si do texto, mas o seu sentido-para-nós. A gente não lê a Bíblia para buscar informações sobre o passado, mas sim para clarear o presente com a luz da presença do Deus-conosco; é interpretar a Vida com a ajuda da Bíblia!
Vamos nos perguntar: Quais são os textos da Bíblia que animam a caminhada da catequese na comunidade?

4 - BÍBLIA: LIVRO FEITO EM MUTIRÃO
O evangelho de Lucas nos diz que, ouvindo os textos das Sagradas Escrituras, narrados por Jesus, o coração de Cleófas e Maria ia se aquecendo... É a Palavra que devolve a Vida e os corações vão se aquecendo... (Lc 24,32).
A vida de muitas pessoas foi se misturando com a Vida do casal de discípulos. Perceberam que muitos homens viveram o Projeto de Deus antes deles. Não estavam sozinhos na caminhada da construção do Reino. Catequista, interpretar a Bíblia não é ação só de pessoas sabidas, mas é uma atividade comunitária, porque a Bíblia é um livro feito em mutirão. São os olhos de fé de crianças, homens e mulheres que, juntos, percebem a Palavra de Deus. É esta Palavra que anima a Vida e a Caminhada, contida na Bíblia.
Vamos nos perguntar: Sabemos partilhar em comunidade a reflexão da Bíblia ou só alguns, algumas mais “sábios” falam?

5 - RECONHECER JESUS NA PARTILHA
Querida(o) catequista, o texto do evangelho de Lucas nos diz que a Bíblia, sozinha, não ajuda a reconhecer Jesus, no máximo abrasa o coração. Precisamos aprender a partilhar, vivendo em comunidade (Lc 24, 28-32).
O espaço das comunidades é o lugar da escuta da Palavra, da prática da Partilha, da Celebração e do Compromisso em favor da Vida. A partilha em comunidade, o compromisso pela construção de um mundo solidário, sinal do Reino, nos trazem a experiência de Jesus – Emanuel – Deus Conosco.
Vamos nos perguntar: A leitura da Bíblia na catequese ajuda as crianças, os adolescentes e nós adultos a sermos pessoas de partilha e justiça na luta para um mundo melhor?

6 - NAQUELA MESMA HORA, LEVANTARAM-SE
Levantar-se e colocar-se a caminho, em Missão, em defesa da Vida, sobretudo onde está mais ameaçada. Meu irmão, minha irmã... este é o objetivo fundamental pelo qual abrimos a Bíblia. Nela encontramos força em nossa caminhada em defesa da primeira e mais importante Palavra de Deus: a Vida! “A Palavra de Deus faz sorrir, faz cantar, faz o sonho do Povo brilhar!”



por Padre Valdiran

Nenhum comentário:

Postar um comentário