segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

LEITURA ORANTES EMAÚS - PARTE IX




(...continuação)

A Voz da Palavra
ressoa não só na Bíblia, mas também se faz ouvir na natureza, no universo, na vida, nos fatos, “sem fala e sem palavras, sem que sua voz seja ouvida” (Sl 19,4). “De fato, desde a criação do mundo, as perfeições invisíveis de Deus, tais como o seu poder eterno e sua divindade, podem ser contempladas, através da inteligência, nas obras que ele realizou” (Rom 1,20).

O Rosto da Palavra
é Jesus de Nazaré, sua vida, seus gestos, suas palavras, seus ensinamentos. Ele é a revelação do Pai. Nele a Palavra se fez carne e habitou entre nós (Jo 1,14). Ele podia dizer: “Quem me vê, vê o Pai” (Jo 14,9).

A Casa da Palavra
é a Comunidade, a Igreja. É onde o povo se reúne em torno da Palavra de Deus: “Como pedras vivas, vocês vão entrando na construção do templo espiritual, e formando um sacerdócio santo, destinado a oferecer sacrifícios espirituais que Deus aceita por meio de Jesus Cristo” (1Pd 2,5). Jesus dizia: “Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, eu estou aí no meio deles” (Mt 18,20)

O Caminho da Palavra
é a missão que recebemos como discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que nele nossos povos tenham vida. “Caminho” é a palavra usada no livro dos Atos para identificar os cristãos (At 9,2; 19,9; 22,4; 24,14). Indica o compromisso assumido de levar a Boa Nova pelo mundo afora.

  Este é o sentido e o objetivo do convite que nos é feito hoje pela mensagem dos bispos. Os bispos retomaram o antigo convite feito a nós pelo salmo para praticar a Leitura Orante da Palavra de Deus:
“Feliz o homem,
que não segue os conselhos dos ímpios,
não anda no caminho dos maus,
nem frequenta a companhia dos gozadores.
Pelo contrário,
encontra seu prazer na lei do Senhor,
e nela medita dia e noite.
Ele é como árvore plantada junto d’água corrente:
dá fruto no tempo devido,
e suas folhas nunca murcham.
Tudo o que ele faz é bem sucedido.
Feliz este homem!” (Salmo 1,1-3).

  A Leitura Orante da Lei do Senhor faz a pessoa crescer e amadurecer, pois traz consciência crítica frente “aos conselhos dos ímpios”, ajuda a evitar o “caminho dos maus”, torna fecunda a vida que, “como árvore, plantada à beira da água, dará fruto a seu tempo. Sua folhagem não secará, e terá êxito em todos os seus empreendimentos”. Deste modo, se abre para nós o caminho da felicidade: “Feliz este homem!”
Veja também:
  1. Leitura Orante da Bíblia
  2. Leitura Orante, outra vez!
  3. Pe. José Comblin, Pregador da Palavra de Deus
  4. Com a palavra, a ação
  5. Carlos Mesters: A Palavra está presente em todos os setores da vida da Igreja
  6. 12º encontro Intereclesial de CEBs: a atualidade da Palavra
  7. Palavra que chama e faz ser
  8. Palavra e silêncio
  9. João Batista Libanio: “A morte não deve ser o critério de leitura…”
  10. Presbítero, o povo quer ouvir a Palavra que habita em ti!

(Pe. Valdiran Santos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário