segunda-feira, 12 de março de 2012

FORMAÇÃO - EMAÚS PASSO A PASSO - PARTE IV










(continuação)


5º PASSO (Lc 24,33-35)

20- O primeiro elemento fundamental deste passo é o inverso do que aconteceu no início. Lá os discípulos, tristes, sem esperança, frustrados e sombrios, deixam Jerusalém e vão a caminho da aldeia de Emaús. Aqui, alegres, felizes, com a certeza cristã da ressurreição do Senhor, eles voltam para Jerusalém. E caminhar para Jerusalém é uma forte expressão simbólica de Lucas: significa querer assumir os passos decisivos do sacrifício, como os de Jesus. 

21- Podemos dizer que o verbo mais importante aqui é anunciar, e anunciar a ressurreição, a essência do Evangelho, como fez, antes, Maria Madalena (cf. Jo 20,18). Notemos que os discípulos não olham para o que é desfavorável à sua atitude, como o fato, por exemplo, de já ser noite, e os perigos naquele caminho serem notórios. Aqui se abre, pois, para nós o horizonte da missão. E quando se trata, como vemos, das maravilhas de Deus, há pressa nas iniciativas do missionário, pois é preciso anunciar tais maravilhas. Foi assim também com Maria, na visitação a Isabel, como nos narra o mesmo Lucas, no início de seu evangelho: "... Maria partiu  apressadamente..." (cf. Lc 1,39).


22- Outro dado também significativo, é que a notícia é dada, inicialmente, aos irmãos na fé, os apóstolos, que se encontravam reunidos em Jerusalém, depois, naturalmente, numa manifestação jubilosa, que confirmava, misteriosamente, a primazia de Pedro, no tocante à própria aparição do ressuscitado. Por isso, Lucas põe na boca dos outros discípulos, reunidos em Jerusalém,  a expressão: "É verdade! O Senhor ressurgiu e apareceu a Simão!" (cf, 24-34). Em seguida, os dois discípulos narram os acontecimentos daquela tarde e daquela noite e como haviam reconhecido o Ressuscitado na fração do pão.

23- Notemos que, tomando o termo técnico da fração do pão, como também em At 2,42, Lucas deve ter pensado na Eucaristia, como já se falou neste trabalho. Também podemos afirmar que a invisibilidade de Cristo nas espécies eucarísticas, como se dá no culto cristão da missa, pode-se antever no final do versículo trinta e um da perícope de Lucas aqui comentada: "...Ele, porém, desapareceu da vista deles".  Seria uma mera coincidência, sem forte sentido litúrgico? Parece-nos que é mais correto dizer que se trata de verdadeira ligação, em sentido bíblico.

Pe. Valdiran Santos 

(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário