terça-feira, 10 de abril de 2012

FORMAÇÃO - EMAÚS PASSO A PASSO - FINAL



Um lugar de peregrinação

   No período bizantino, Emaús - Nicópolis se transforma numa importante sede episcopal. Duas basílicas são construídas aqui entre os séculos IV e V, no lugar do encontro de Jesus com os seus discípulos. Destruído pelas invasões persa e árabe no século VII d.C., o santuário de Emaús será reconstruído pelos cruzados no século XII. 
   Infelizmente, com a partida dos cruzados, o santuário fica abandonado e a presença cristã desaparece de Emaús. É somente em 1878 que, seguindo a iniciativa da Beata Mariam de Belém, as irmãs carmelitas adquirem o terreno e as peregrinações a este lugar recomeçam de novo.
    As escavações arqueológicas que se realizaram em 1880, em 1924, e as que se realizam atualmente, tem descoberto as ruínas de duas imponentes basílicas bizantinas com belos mosaicos e o batistério, bem como as ruínas da capela dos cruzados.
     Você é convidado também a visitar o prédio que está sobre a colina, construído nos anos 1930 pelos Padres de Betharram, aonde se encontra o museu que contém os mais belos mosaicos do sítio arqueológico, e também a capela da Comunidade das Beatitudes, que reside neste lugar desde 1993.

Sítio Arqueológico.
1. Basílica bizantina (séculos V-VII), que foi reconstruída menor pelos Cruzados (século XII).
2. Inscrição grega.
3. Abside sul com capela de relicário.
4. Capela baptismal (séculos V-VI).
5. Ruínas da Basílica Norte (séculos V-VI).
6. Amostras de mosaicos (século V).
7. Pedreira antiga.
8. Zona de sepulturas antigas.
9. Amostras de mosaicos (século V).
10. Casa do Bispo de Nicópolis. 


A Comunidade das Beatitudes

A partir de 1993, a Igreja confiou à Comunidade das Beatitudes a animação espiritual e a guarda deste lugar. A Comunidade das Beatitudes é uma comunidade católica de origem francesa, fundada em 1973 por Efraim Croissant, e ela nasceu do movimento da Renovação Carismática. 
É uma comunidade de homens e mulheres, composta por leigos e sacerdotes, famílias, pessoas solteiras e consagrados. O nome da Comunidade provem das Palavras de Jesus no Sermão da Montanha : “Bem-aventurados os pobres em espírito...”. A presença da Comunidade em Israel quer contribuir à reconciliação e ao conhecimento mútuo entre cristãos e judeus por meio do estudo e da oração. 
A Comunidade acolhe a todas as pessoas que desejam visitar e orar neste lugar. 
www.beatitudes.org

(Pe. Valdiran dos Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário